O consumismo tornou-se uma marca registrada da nossa era, o que não era possível no período artesanal. O consumismo é ato de consumir produtos ou serviços, sem consciência.
As causas do consumismo tem como as origens emocionais, sociais, financeiros e psicológicas onde levam as pessoas a gastarem, com a necessidade de suprir à indiferença levando ao consumo desnecessário.
A industrialização agilizou o processo de fabricação, num modelo de economia liberal, o que não era possível, além de trazer conforto e lazer.
Mas por outro lado, as pessoas são influenciadas por propaganda e publicidade cometem crimes, e não desfrutam por necessidades, e sim por curiosidade de experimentar uma coisa de marca ou algo assim e não ter condição de adquirir.
Portanto, o aumento desenfreado do consumo desnecessário incentiva o desperdício e a poluição.
A saída ou talvez possível solução pode ser controlada, mas depende de cada indivíduo, começando a adquerir somente aquilo que seria necessário para sua sobrevivência, sem desperdício não gastar com aquilo que não seja bom para ela e deixar de ser alienado, sabendo criticar, e dando sua opinião.
essa foi uma dissertação que escrevi sobre o consumismo no 9º ano(8ºsérie)...
ResponderExcluir